Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Santo Hilário de Poitiers - 13 de janeiro
Santos
Publicado em 14/01/2024
Santo Hilário de Poitiers - 13 de janeiro
Hilário, francês, nasceu em 315, numa rica família pagã de Poitiers, que lhe proporcionou educação privilegiada. Buscou a Verdade na filosofia da época, mas só a encontrou no Evangelho, já aos 30 anos, quando se fez batizar, junto com a esposa e a filha. A partir de então levou uma vida familiar na perspectiva cristã. Aproximadamente em 353, o povo e o clero lhe pediram aceitar o bispado; viu aí um claro chamado de Deus, e acedeu, naturalmente abandonando a vida conjugal.
Neste período histórico, a Igreja desfrutava de liberdade religiosa oficial, mas sofria com as heresias, particularmente o arianismo, que negava a divindade de Jesus. A extraordinária condição espiritual e intelectual de Hilário o tornaram capaz de responder à altura, com firmeza e brandura, de modo a ser, no Ocidente, o que Santo Atanásio fora no Oriente – um destacado defensor da Fé.
Sua pregação incomodou mais de um imperador, os quais, também heréticos, o contestaram, até que finalmente foi exilado no Oriente. Mas Hilário continuou sua missão através de escritos, incluindo livros contra o imperador Constâncio e Auxêncio; redigiu também livros que explicavam a doutrina católica, além de compor hinos recitados e cantados nos encontros com os fiéis.
Após quatro anos, volta a Poitiers, que manteve o seu apoio ao bispo, não permitindo ali avanços do arianismo. Durante mais seis anos ficou na diocese, promovendo um sínodo a fim de fortificar a vivência cristã e de purificar a igreja francesa dos resíduos heréticos. Fez o casamento da filha e ajudou sua esposa a entrar para a vida religiosa num convento. Faleceu em 367 e, por sua contribuição doutrinária, foi declarado doutor da Igreja.
Comentários