Dia de Todos os Santos - 5 de novembro
Texto originalmente publicado no informativo de novembro de nossa comunidade
Importa como viveram, como responderam aos chamados, como enfrentaram as dificuldades, como superaram seus próprios limites, como vivenciaram a fé, a esperança e o amor. Fomos feitos à imagem do Santo, para sermos santos: “Sede santos porque eu sou Santo”. “(Lev 11, 44).
Em 1 de novembro comemoramos o Dia de Todos os Santos e não é feriado no Brasil. A data é importante no calendário católico, sendo dedicada à celebração e homenagem dos santos e mártires da religião, garantindo que aqueles que não tem uma data própria de festejo não sejam esquecidos. Contudo, aproveito a data e o momento para refletirmos em como anda nosso processo de santidade. Como seria o desabafo de uma pessoa que está lutando para ser santa nos dias atuais?
Digo com toda certeza de que não deve estar sendo nada fácil, pelo contrário, deve estar vivendo com muitas dificuldades, testando os próprios limites para viverem a fé, a esperança e o amor. Mas, devemos lembrar o tempo todo de que fomos feitos à imagem do Santo para também sermos santos, como nos fala o texto acima. Sendo assim, vamos prestar atenção no texto abaixo que representa uma pessoa buscando a santidade, analise se já esteve assim e nunca se esqueça você é forte, porque nosso Deus é forte e Santo:
Quando você estiver cansado de ser forte...
Somos pessoas honestas, trabalhamos, dedicamos tempo para nossas famílias, acreditamos no amor, na bondade, temos fé, mas não vemos nossas vidas indo para lugar algum, tudo parece estagnado e, com o tempo, acabamos perdendo as esperanças de um futuro bom, de uma vida feliz. Não é fácil passar por isso, não é fácil pensar em seu amanhã e, simplesmente, não saber o que virá, ver sua força cedendo para a desesperança, não conseguir mais levantar de seus tombos, e apenas assistir sua vida como mero espectador, sem a força necessária para assumir o controle.
Ver nossa fé enfraquecida é angustiante, assim como perceber que a tristeza se tornou nossa melhor companhia, quando atingimos um ponto em que temos que usar um sorriso falso e torcer para o dia acabar logo para podermos nos reencontrar com a solidão que agora parece tão reconfortante. Nesses momentos, nós nos perguntamos onde estão as pessoas que deveriam ser o nosso pilar, estar presentes em todos os momentos e nos ajudar a seguir em frente, sem percebemos que muitas vezes fomos nós mesmos que as afastamos.
É frustrante ser aquele que sempre tem a solução para as dificuldades dos outros, mas não conseguir lidar com a própria vida. É triste oferecer conselhos com tanta simplicidade, mas sofrer para conseguir cumpri-los por si mesmo, é cansativo viver ajudando outras pessoas com seus conflitos e se sentir totalmente incapaz de sair de seus próprios problemas.
Muitas vezes, parece que estamos envoltos em um mar de negatividade, em que as pessoas ao nosso redor estão apenas esperando pelos nossos erros para nos julgarem como incapazes, e as energias negativas parecem dominar cada canto em que olhamos. Nesses momentos, por mais que nos esforcemos para mostrar o nosso valor, nossa força, sempre existe um incentivo para desistirmos, abandonarmos nossos sonhos. É realmente horrível, eu já passei por isso.
Você se sente abandonado, perdido, e não vê outra alternativa disponível a não ser desistir de tudo o que o faz ser quem você realmente é, para buscar uma saída mais “aceitável” para a sua situação. Então, veste um sorriso e age como se tudo estivesse bem, mesmo sentindo-se à beira de um precipício, preste a cair.
No entanto, apesar de todos esses sentimentos, toda essa desesperança, toda essa falta de perspectivas, quero lhe dizer uma coisa: você é forte! Você é incrivelmente forte e único, não é qualquer pessoa que se mantém em pé no meio de tamanho caos. Apenas as pessoas fortes seguem em frente, quando a esperança parece ter sumido, quando estão no escuro e quando são abandonadas por aqueles que deveriam estar ao seu lado.
Você é forte porque ainda está aqui, porque não desiste de tentar, porque acredita na bondade do mundo, apesar de ter visto o seu pior, acredita em sua força, acredita em sua vida. Você é forte porque mesmo quando todas as luzes se apagaram, você não deixou de iluminar as vidas de outras pessoas. Pessoas como você são únicas e incrivelmente importantes para o mundo, porque conhecem a dor, chegaram ao fundo do poço, quando a tristeza estava quase dominando tudo, mas conseguiram emergir, ainda mais fortes, persistentes.
Você não desiste mesmo quando está exausto, ferido, desorientado.
Você está cansado de ser forte, eu entendo, cansado de suportar sozinho as dificuldades, mas não desista, da vida, de você, da sua felicidade. Mantenha a sua bondade e siga lutando por tudo o que é importante para você. Nunca se esqueça que depois de um longo período de escuridão, vem a luz, e que sempre haverá um novo amanhã e um novo recomeço.
Você importa. Você faz a diferença. Não desista de buscar sua santidade!
Lucila Montanari – Pastoral da Sobriedade