Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Dia dos fiéis de Defuntos - 2 de Novembro
Santos
Publicado em 02/11/2023
Dia dos fiéis de Defuntos: Dia para rezarmos pelas almas de maneira especial
Texto originalmente publicado no informativo do mês de novembro de nossa comunidade
No dia 02 de novembro, o mundo cristão celebra o Dia dos Fiéis Defuntos. O nome ‘finados’ não é correto visto que a morte não é o fim, todavia é o momento da passagem para o nosso juízo particular, são os novíssimos: morte, juízo, purgatório, inferno e paraíso.
Particularmente nesse dia vemos de maneira singular na liturgia a misteriosa unidade que existe entre a Igreja triunfante, a Igreja militante, e a Igreja padecente.
A referida data nos leva ao século II onde toda a orbe cristã rezava nos túmulos dos santos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.
Durante o século XIII a data de orações especiais pelos fiéis defuntos passou a ser celebrada de maneira especial no dia 02 de novembro, no dia posterior a Solenidade de Todos os Santos. São utilizadas algumas passagens bíblicas para fundamentar a festa são elas: Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e é suportada por uma prática de quase dois mil anos.
Vale ressaltar que em todas as missas no Cânon da Missa o sacerdote reza pelo descanso eterno dos fiéis que morreram:” Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos e filhas que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A eles e a todos os que adormeceram no Cristo concedei a felicidade, a luz e a paz.” A preocupação maior é que todas as almas que padecem no Purgatório possam ser levadas a Visão Beatífica.
É sempre necessário lembrar que os fiéis que rezam pelas almas podem lucrar indulgências plenárias nesse dia fazendo-a nas igrejas paroquiais, oratórios ou lugares de devoção pública, lembrando que nesse dia as graças são todas direcionadas para as almas do Purgatório, para que isso ocorra é necessário: Confissão, Comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre.
Portanto, que possamos levar essa prática de oração pelos fiéis defuntos para nossas orações diárias, para que possamos fortalecer nossa ligação com a Igreja Triunfante pedindo pela Igreja Padecente, peçamos a graça a Nossa Senhora que sempre ouça nossas súplicas pelo descanso eterno das almas.
Prof. Luiz Felipe Pires de Melo
Comentários