Dia de todos os Santos - 1º de novembro
No próximo domingo a Igreja católica do Brasil celebra a solenidade de Todos os Santos que estão com Cristo na glória. Na verdade, o martirológio romano prevê esta celebração para o dia 1º de novembro, mas como em nosso país, não se faz feriado neste dia, a Igreja transfere a celebração para o Domingo.
A Solenidade de Todos os Santos é muito antiga. Começou em Antioquia, no século IV, e era celebrada no 1º Domingo depois de Pentecostes. O Papa Gregório IV, no século VII, a transferiu para o dia 1º de novembro, no fim do Ano litúrgico para simbolizar a consumação gloriosa do Reino de Cristo e a segunda vinda do Salvador.
Em nossa Igreja, as celebrações, além de ser culto a Deus e aos seus santos, têm também uma motivação pedagógica. Deus contemplado em seus mistérios e a vida dos santos celebrados na liturgia motivam-nos a viver com mais intensidade nossa vocação.
“Para um cristão, não é possível imaginar a própria missão na terra, sem a conceber como um caminho de santidade, porque ‘a vontade de Deus é que sejamos santos’ (1Ts 4,3)”.